Menu principal:
A primeira edição do ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO (I EPCiS), foi realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2013, no Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal, SP (Figura 1).
Figura 1. Cerimônia de abertura do I Encontro Paulista de Ciência do Solo. Da esquerda para direita: Dr. Otávio Antônio de Camargo (Conselho Fiscal do Núcleo Estadual São Paulo da SBCS), Dr. Roberto Rodrigues (Ex-
O tema central do evento foi "MULTIDISCIPLINARIDADE E MÉTRICAS DA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL". Durante o I EPCiS, foram apresentadas palestras e conferências envolvendo desde aspectos panorâmicos da Ciência do Solo, com o uso de tecnologias no setor sucroenergético, ciclagem de carbono e nutrientes, contaminantes no solo, sustentabilidade e uso da terra, geovariabilidade, poluição ambiental, fontes alternativas de fertilizantes, conservação e recuperação de solos degradados. Os palestrantes do evento representavam quase que em sua totalidade as principais instituições de pesquisas relacionadas à Ciência do Solo, dentre estas: UNESP, ESALQ, IAC, CTC, CTBE, UNICAMP, UFSCAR e EMBRAPA.
Em sua primeira edição o evento reuniu 160 participantes, dentre eles estudantes de graduação, pós-
Do total dos participantes do I EPCiS, 17,9% eram sócios da SBCS e 82,1% não eram sócios da SBCS.
A segunda edição do ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO (II EPCiS) ocorreu juntamente com o I ENCONTRO BRASILEIRO DE PEDOMETRIA – PEDOMETRICS BRAZIL, no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Campinas/SP nos dias 2, 3 e 4 de março de 2016, com o tema: "INTERAÇÃO ENTRE GRUPOS DE PESQUISA NO ESTADO DE SÃO PAULO" (Figura 2). Os eventos debateram os desafios científicos e tecnológicos relacionados à Ciência do Solo paulista e brasileira no âmbito da pedometria e o alinhamento de propostas para criação de governança em solos, orientando assim, o planejamento sustentável de uso e ocupação do solo.
Participaram do evento 34 instituições de ensino e pesquisa e 14 estados brasileiros representados. O evento reuniu 215 participantes, sendo 53% profissionais de diferentes áreas, 25% de pós-
Fizeram parte da programação da reunião: técnicas para divulgação e popularização do conhecimento facilitando sua conversão em inovação e aumento da visibilidade sobre o tema solo; planejamento estratégico de uso e ocupação do solo com ênfase na sustentabilidade, como manutenção do estoque de carbono e mudanças climáticas globais, erosão hídrica e eutrofização dos corpos de água; utilização de novos sensores para aquisição de informações sobre o solo baseados na radiação síncrotron e nanotecnologia; organização de rede de dados para montagem de Big Data sobre o solo e suas características, viabilizando o eScience, utilização das informações para tomada de decisão e definição de políticas públicas; política científica e financiamentos internacionais em ciência do solo.
A segunda edição do ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO
Figura 2. Parte da comissão organizadora e representante da SBCS. Da esquerda para direita: Dr. Otávio Antônio de Camargo (IAC), Prof. Dr. Tiago Osório Ferreira (ESALQ/USP), Prof. Dr. Reinaldo Bertola Cantarutti (UFV/SBCS), Dr. Estêvão Viccari Mellis (IAC), Prof. Dr. Rafael Otto (ESALQ/USP), Prof. Dr. José Marques Junior (UNESP), Prof. Dr. Zigomar Menezes de Souza (UNICAMP), Profa. Dra. Janaina Braga do Carmo (UFSCAR), Prof. Dr. Thiago Assis Rodrigues Nogueira (UNESP) e Dr. Diego Silva Siqueira (UNESP).