"IX WORKSHOP Agroenergia: matérias primas"
ISBN: 978-85-85564-32-2
27 e 28 de maio de 2015
Ribeirão Preto - SP
O "IX WORKSHOP Agroenergia: matérias primas" realizado no Auditório da cana-de-açúcar, Centro Avançado de Pesquisa em Cana-de-açúcar, do Instituto Agronômico, em Ribeirão Preto – SP, nos dias 27 e 28 de Maio de 2015.
Tem como objetivos; discutir a problemática da produção de matérias-primas para biocombustível, reunir lideranças dos diferentes segmentos, apresentar as novidades tecnológicas e servir como fórum de apresentação de trabalhos técnico-científicos nas áreas da Fitotecnia e Melhoramento Genético, Economia e Sustentabilidade, Fitossanidade, bem como Tecnologias e Processos. Nesta edição, estão programadas visitas a áreas demonstrativas visando alternativas de biomassa (Biomassa Show), algodão colorido, além de atividades que celebrem o ano internacional do solo.
Temas debatidos:
Nesta edição, o evento contará com palestras, apresentações de trabalhos científicos e visitas técnicas aos experimentos e "plots" demonstrativos. Com finalidade didática, os assuntos serão divididos em painéis temáticos, procurando abranger as quatro áreas que tradicionalmente são exploradas desde as primeiras edições, ou seja; Fitotecnia e Melhoramento Genético, Fitossanidade, Economia e Sustentabilidade, Tecnologia e Processos. No Painel Agroenergia e Políticas públicas, serão discutidos os temas geopolítica do petróleo e crise hídrica, com o objetivo de compreender os impactos sobre a agroenergia. O recolhimento do palhiço e suas implicações tem termos de conservação do solo e da produtividade da cana-de-açúcar constituirá um painel, complementado com uma palestra fazendo referência ao ano internacional do solo. O algodão colorido IAC-FC2 será apresentado como uma alternativa ao produtor paulista, sobretudo como opção de cultura que substituirá a cana-de-açúcar nos 600 mil hectares que não poderão ser mecanizados a partir de 2017, configurando-se em fibra de alto valor agregado com óleo para biodiesel. Como nas edições anteriores, o sorgo sacarino e biomassa terá um espaço exclusivo denominado Biomassa Show que compreenderá palestras sobre ecofisiologia e visita aos "plots"demonstrativos com genótipos e demonstrações de máquinas. Com relação ao tema Fitossanidade, o evento discutirá a contribuição de cultivares transgênicos para agroenergia, procurando abordar os desafios do manejo de plantas daninhas resistentes ao glifosato e os cuidados para não selecionar insetos resistentes à tecnologia Bt. Finalmente, os participantes poderão conhecer in loco pesquisa inédita sobre manejo conservacionista de solo para transplantio direto de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, denominado MPB Direto.
Público-alvo: Produtores rurais, Engenheiros Agrônomos, Gerentes, Técnicos, Pesquisadores, Estudantes e demais profissionais envolvidos no agronegócio de agroenergia.
Comissão Organizadora
Dr. Denizart Bolonhezi (APTA Centro Leste, Ribeirão Preto)
Dr. José Roberto Scarpellini (APTA Centro Leste, Ribeirão Preto)
Dr. Sandro Roberto Brancalião (APTA – IAC – Centro de cana-de-açúcar, Ribeirão Preto)