Sobre o Evento - ANAIS DO V SIBAC

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Sobre o Evento

Histórico

As raízes do Simpósio Brasileiro de Acarologia estão no pioneirismo e dedicação de diversos cientistas. A demanda histórica por um evento especificamente dedicado à acarologia brasileira foi objeto de debates em vários eventos científicos.

Em 2004 e 2005, pesquisadores participantes do XX Congresso Brasileiro de Entomologia e do IX Simpósio de Controle Biológico reuniram-se para lançar a semente do que hoje se consolida como um já tradicional e importante evento: o Simpósio Brasileiro de Acarologia (SIBAC). O I SIBAC
foi realizado em Viçosa (MG) em 2006, e o II SIBAC ocorreu em Poços de Caldas (MG) em 2008. Entre os participantes do SIBAC encontram-se líderes de grupos de pesquisa, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas das ciências biológicas e agrárias.

A experiência e visibilidade obtidas com a realização do I e II SIBAC foram determinantes para, que em 2010, o Brasil fosse sede do XIII International Congress of Acarology, realizado em Recife (PE). No ano seguinte, em 2011, foi realizado o III SIBAC
em Campinas (SP), onde 350 participantes discutiram os mais recentes resultados de pesquisas na área, e em 2013 em Bento de Gonçalves, RS, foi realizado o IV SIBAC, abordando o tema “Organização, Perspectivas e Desafios da Acarologia Brasileira”.

Ao longo das suas edições, o SIBAC tem se mostrado um importante espaço de discussão dos avanços no conhecimento científico, no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras para o controle de ácaros de importância agrícola e veterinária, além do fortalecimento da acarologia brasileira.


Objetivos

Divulgar resultados atuais de projetos de pesquisa nas diversas áreas da acarologia;
Estimular o avanço do conhecimento científico sobre ácaros neotropicais por meio da troca de experiência;
Integrar grupos de pesquisa das instituições brasileiras e latino-americanas;
Intensificar as relações interinstitucionais para fortalecer a acarologia brasileira.


Público alvo

Pesquisadores, professores, estudantes de graduação/pós-graduação,  técnicos, empresários das diversas áreas relacionadas à produção de conhecimento científico e aplicação de tecnologia em acarologia.




 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal