Mensagem da Presidência - CONGRESSO BRASILEIRO DE SEXUALIDADE HUMANA

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Mensagem da Presidência

Desde 1986, legalmente denominada de Associação Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH), incentiva o desenvolvimento da sexualidade humana no Brasil por meio do intercâmbio científico entre profissionais. Não somente no intercâmbio que os esforços são direcionados, mas ainda na participação social com contribuições que proporcionam o diálogo num tema controverso e instigante que é a sexualidade humana. Como parte integrante das suas finalidades, a SBRASH promove o Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (CBSH).

O CBSH é um evento científico bianual que está na sua décima sexta edição, destinado para profissionais e estudiosos da sexualidade humana, estudantes de graduação de áreas similares e de pós-graduação, representantes e gestores de organizações ou de projetos ligados à sexualidade, autoridades governamentais das áreas de saúde, educação, justiça e outras. Sua característica interdisciplinar explora a pluralidade de investigações e ações que buscam o desenvolvimento científico e social na temática.

Para a décima sexta edição, o prazer foi o tema escolhido pela diretoria eleita para gestão de 2016-2017. A abertura social e a emergente discussão sobre o que é prazer vêm contribuir fortemente para sua distinção de outros fatores relacionados ao bem-estar. O prazer é resultado de relações positivas, consensuais e autônomas, ao mesmo tempo, pode ser veículo e fator motivacional. O prazer é dinâmico e desafia a criatividade e a ciência na sua operacionalização.

A principal contribuição do CBSH é educacional pela disseminação aos profissionais, estudiosos e interessados na área da sexualidade os conhecimentos sobre o tema principal, entre outros assuntos gerados nos últimos anos, mediante a apresentação de trabalhos que serão analisados pela comissão científica. No aspecto político-científico, a ideia é integrar para um trabalho cooperativo transdisciplinar, ao buscar pela desfragmentação e descentralização de saberes, características que dificultaram o crescimento e diálogo na área nos últimos anos.

Nessa edição, buscaram-se profissionais de alta qualificação que mantém um trabalho consistente e interdisciplinar em atuações que transcendem os direitos sexuais e a saúde sexual e reprodutiva para operacionalizar o prazer nas suas diferentes expressões humanas. Ressalta-se a importância do modelo de profissionais que mantém atuações para além da academia, ora em campos sócio-políticos, ora em campos institucionais. Esse dinamismo transcende barreiras técnicas da atuação e convida a repensar um modelo de profissional como um agente de mudança social.

A oportunidade do intercâmbio também é destacada como uma contribuição, possibilitar os interessados em acessar diretamente fontes significativas de trabalho na área. Por muito disso, a localidade foi cuidada de maneira estratégica, sendo escolhida a cidade de Campinas-SP por ser dinâmica com característica de capital, de fácil acesso nacional e custos acessíveis, polo brasileiro tecnológico e científico que concentra muitas ações positivas de crescimento e desenvolvimento.

O evento contribui ainda para renovação do campo, ao proporcionar um acesso diferenciado nas inscrições aos profissionais da educação básica, frequentemente próximos as primeiras informações demandadas acerca da sexualidade; e também a estudantes de graduação e pós-graduação, sendo essa modalidade mais carente de fontes de informação técnica-profissional devido à ausência de disciplinas específicas na formação superior.

Participe do XVI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (XVI CBSH) e compartilhe conosco mais uma ação significativa em prol da sexualidade humana. Forte abraço,

Itor Finotelli Jr.
Presidente do XVI CBSH

 
Promoção e Realização
Agência
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal